Projetos de pesquisa

Para ter confiabilidade e sustentabilidade institucional, o PEC busca garantir duas condições: uma visão compartilhada do que representa o litoral amazônico em termos socioambientais e políticos e uma organização sólida e real da estratégia interna do programa (capacidades, processos e resultados). Por isso, o Programa constitui-se em um portfólio de projetos referenciais vinculados ao Plano Diretor do MPEG, com monitoramento constante de avaliação pelo Conselho de Coordenação (CPEC).
Uma das estratégias pretendidas é desenvolver um novo modo de conhecimento, centrado não apenas na pesquisa básica, mas também na pesquisa aplicada e na inovação e excelência científica.  

Projetos Âncoras

  • RENAS Costeiro – Populações tradicionais haliêuticas - impactos antrópicos, uso e gestão da biodiversidade em comunidades ribeirinhas e costeiras da Amazônia brasileira.

Portfólio de Projetos de Pesquisa

  • Manguezais Paraenses: recursos naturais, uso social e indicadores de sustentabilidade.
    Apoio: Fundo de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (FUNTEC). 1998/2001.

  • Preservação e difusão do acervo fotográfico sobre ecossistemas costeiros amazônicos.
    Apoio: CNPq. 2005-2006.

  • Uso e Apropriação dos Recursos Costeiros – RECOS.
    Apoio: MCT/Institutos do Milênio. 2004-2005.

  • Ecossistemas Costeiros Amazônicos: características ecológica, desafios sociais e desenvolvimento sustentável.
    Apoio: PNOPG/CNPQ. 2004-2005

  • Diagnóstico Socioambiental da Baía de Guajará, desenvolvido no âmbito da Rede Cooperativa Norte-Nordeste de Monitoramento Ambiental de áreas de Risco a Derrames de Petróleo e seus Derivados (PETRORISCO).
    Apoio: FINEP/CTPETRO. 2003-2007.

  • Projeto Mãe d´Agua do Caeté, área de Tamatateua, município de Bragança, Pará. 2003-2006. Projeto Ministério do Meio Ambiente (MMA) edital 02/2002: Elaboração de Planos de Gestão Participativa para o Uso de Recursos Pesqueiros.

Objetivo: Fomentar projetos que estão iniciando um processo de gestão participativa de forma a consolidar mecanismos de participação, bem como elaborar um plano de ação para o uso de recursos pesqueiros.

  • PIATAM mar I e II – Potenciais Impactos Ambientais do Transporte de Petróleo e Derivados na Zona Costeira Amazônica.

Financiamento: Petrobras 2004-2009
Atuais:

  • Projeto Flora fanerogâmica das Restingas do Estado do Pará

Objetivo: Identificar taxonômicamente as espécies vegetais ocorrentes nas diversas formações vegetais das restingas do estado do Pará, fornecendo, descrição e chaves dicotômicas de identificação das espécies tratadas, visando auxiliar estudos anatômicos, fitoquímicos, fitossociológicos, ecológicos e planos de manejo, entre outros.

  • PPBIO- Projetos temáticos : BASES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS NA APLICABILIDADE DE PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS NO ESTADO DO PARÁ

Objetivo: Identificar as espécies vegetais comprovadamente aromáticas ou em potencial, ocorrentes nas diversas formações vegetais das restingas do estado do Pará, fornecendo, sua distribuição, densidade, dominância e composição química de seus óleos essenciais. Visando subsidiar planos de manejo de Resex do litoral do estado do Pará

  • Modelado de tipo cárstico em rochas não calcáreas no litoral do nordeste do Pará: ilha de Itarana.
    Apoio: CTAmazônia. Em andamento.

Objetivo: Definir os processos ambientais (geomorfológicos, geológicos e geoquímicos) de formação do modelado de tipo cárstico em rochas não calcáreas, apoiado em trabalhos de campo, de laboratório e datações absolutas, contribuindo para a pesquisa desse tipo de modelado que poderá ser replicável na costa do Pará.

  • Integração de dados geofísicos, geológicos e geoquímicos na reconstituição da paleogeografia da costa amazônica, do Terciário ao Recente - AMASIS 

Financiamento: FINEP – Rede CTPETRO 5 – 2007-2009

  • Oficinas de Capacitação na Reserva Extrativista, Marinha  Mãe Grande de Curuçá: por uma Gestão Solidária

  • Diagnóstico etnoecológico com abordagem interdisciplinar, Financiamento MCT/CNPq/SEAP-PR/SEPPIR/MMA - Edital 026/2005

  • Projeto “Contribuições a zooaqueologia do Sambaqui do Moa/RJ: Análises de micro vertebrados” (coordenadora Maura Imazio da Silveira junto com Sue Anne Costa);

  • Projeto Sambaquis do Pará – Coordenadora Maura Imazio da Silveira.

  • Projeto "Pré-história litorânea: a cerâmica Mina na região do Salgado paraense"(coordenadora Elisangela R. Oliveira Bolsista PCI. Orientadora/ responsável Maura Imazio da Silveira

 Pesquisa científica e capacitação local como indicadores sustentáveis para restauração ambiental da flora da área de Proteção Ambiental Algodoal-Maiandeua, Maracanã, Pará, Brasil

Coordenador: Mário Augusto G. Jardim
Objetivos: Caracterizar composição e estrutura atual e identificar padrões de regeneração natural e de propagação vegetativa das espécies arbóreas-arbustivas como subsídios a capacitação de recursos humanos locais para à conservação e restauração de áreas impactadas da APA de Algodoal-Maiandeua, Maracanã, Pará. Objetivos Específicos: (a) Caracterizar a composição e a estrutura; (b) Identificar os padrões de regeneração natural; (c) identificar os processos de propagação vegetativa; (d) Difundir e treinar os moradores locais sobre técnicas de conservação e de reposição das espécies nativas vulneráveis à extinção.
Equipe: Anna Luiza Ilkiu-Borges, João Ubiratan M. dos Santos, Dário Dantas do Amaral, Maria de Nazaré Lima do Carmo, Antônio Elielson Rocha, Salustiano Vilar Costa Neto.
Vigência: 2010-2012

Livros

JARDIM, M. A. G. Diversidade Biológica das áreas de proteção ambiental, Ilhas do Combu e Algodoal-Maiandeua, Pará, Brasil. Museu Paraense Emilio Goeldi:Coleção Adolpho Ducke, 2009. v. 1. 457 p.

ROCHA, A.E.Sousa; OLIVEIRA, J.; ZOGHBI, M.G.B.; BASTOS, M.N.C.; FERREIRA, M. C.; JARDIM, M. A. G. Catálogo da Flora da Reserva Extrativista Chocoaré - Mato Grosso, Santarém Novo, Pará. Museu Paraense Emilio Goeldi:Coleção Adolpho Ducke, 2009. v. 1. 140 p.

Artigos Científicos

Comparação florística e estrutural de duas florestas de várzea no estuário amazônico, Pará, Brasil.

Composição florística e estrutura do estrato inferior da floresta de várzea na Área de Proteção Ambiental ilha do Combu, município de Belém, estado do Pará.

Florística e estrutura da comunidade arbórea de uma floresta de várzea na Ilha de Sororoca, Ananindeua, Pará, Brasil.

Grupos de Pesquisa – CNPq

  • Populações Haliêuticas: Dinâmicas Sociais e Relações Interculturais – EPhal

Lider: Lourdes de Fátima Gonçalves Furtado Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Vice-Lider: Isolda Jucá Maciel da Silveira Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Área Predominante: Ciências Humanas; Antropologia
http://www.museu-goeldi.br/renas.htm

  • Dinâmica e Evolução de Ecossistemas Costeiros Amazônicos

Líder:  José Francisco Berrêdo Reis da Silva - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Vice-Lider: Maria de Lourdes Pinheiro Ruivo - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Área predominante: Ciências Exatas e da Terra; Geociências

  • Pesquisas Botânicas em áreas Costeiras

Líder: Maria de Nazaré do Carmo Bastos - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Vice-Lider: Joao Ubiratan Moreira dos Santos - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Área predominante: Ciências Biológicas; Botânica