Publicação sobre área costeira amazônica ganhará nova edição

Agência Museu Goeldi - O projeto de relançamento do livro “Ecossistemas Costeiros: impactos e gestão ambiental”, organizado pelos pesquisadores Amilcar Carvalho Mendes e Maria Thereza Prost, do Programa de Estudos Costeiros - PEC do Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG, foi aprovado pelo Edital de Patrocínios do Banco da Amazônia – Basa. Em 2012, será lançada uma nova tiragem da obra especialmente voltada para o público escolar e universitário.

A primeira edição do livro é de 2001, quando foram impressos apenas 750 exemplares, que rapidamente se esgotaram devido à grande demanda das bibliotecas paraenses em adquirir a obra, que avalia a área costeira amazônica com uma abordagem multidisciplinar. O livro é referência bibliográfica para vários cursos de graduação e leitura obrigatória para os processos seletivos do Mestrado em Geografia, da Universidade Federal do Pará – UFPA, e para o Mestrado em Ciências Ambientais, da Universidade do Estado do Pará – UEPA.

Com a segunda edição, a publicação será distribuída gratuitamente para bibliotecas de instituições de ensino médio e superior de ensino público e privado no Estado. O livro também terá suas versões online e para tablet e ambas serão disponibilizadas para download gratuito no site do Programa de Estudos Costeiros e no Portal MPEG.

Preservação da zona costeira – O livro “Ecossistemas Costeiros: impactos e gestão ambiental” reúne artigos de pesquisadores brasileiros e franceses que abordam os aspectos ambientais, econômicos e sociais dos ecossistemas da zona costeira da Amazônia, das Guianas até o Maranhão, passando pelo Pará e o Amapá. Organizado pelo Programa de Estudos Costeiros - PEC/Museu Goeldi, a publicação relaciona estudos sobre a dinâmica e formação geológica, a biodiversidade e a importância sócio-ambiental das regiões costeiras.

As pesquisas, atividades e publicações do PEC almejam colaborar no fomento de estratégias de desenvolvimento sustentável para essas áreas, que precisam ser preservadas, em alguns casos recuperadas, e que historicamente estão intimamente relacionadas com o desenvolvimento humano.

Texto: Paola Caracciolo