A costa amazônica em debate

PEC convoca pesquisadores do Museu Goeldi para conhecer os estudos desenvolvidos no Litoral amazônico, apresentar seu site, planejar ações e publicações e escolher nova coordenação

Agência Museu Goeldi - Criado em 1997 para congregar pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi com foco na investigação da área litorânea na Amazônia, o Programa de Estudos Costeiros – PEC, um dos programas  institucionais de pesquisa do MPEG, se prepara para realizar um seminário interno no período de 5 e 6 de dezembro, no Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa do Goeldi. E para tanto está convidando todos os pesquisadores da instituição que já trabalham, ou desejam trabalhar, na área costeira.

O convidado especial no Seminário do PEC será o Dr Orangel Aguilera, que fará a palestra de abertura intitulada "O proto-Caribe no litoral equatorial brasileiro: evidencias de extinção e renovação das assembléias da fauna marinha litorâneas".

O objetivo do evento é a troca de informações entre os pesquisadores que atuam na área costeira e marinha amazônica, estimulando a integração dos estudos, a organização de um banco de dados da Zona Costeira, a elaboração de um projeto multidisciplinar que integre a competência técnica-científica estabelecida na instituição, a formatação de um livro sobre o litoral amazônico e um boletim temático com resultados de pesquisas na área costeira. Durante o seminário também acontecerá o lançamento do site do PEC, será definido o cronograma de ações para 2012 e procedida a escolha da nova coordenação do Programa e do componente Inventário, Dinâmica Biológica e História Evolutiva. Clique aqui para conhecer a programação.

PEC - Voltado para o estudo multidisciplinar do litoral amazônico, o Programa de Estudos Costeiros integra o Plano Diretor da instituição. Sua missão é a geração, integração e comunicação do conhecimento sobre os sistemas naturais e a diversidade sócio-cultural da Amazônia Costeira e Marinha.

O levantamento de dados e de informações ambientais e sócio-culturais disponíveis sobre a Amazônia Costeira e Marinha parte da premissa que o litoral amazônico é um espaço vital de desenvolvimento socioambiental, considerando a densidade populacional da área, o fato de acolher 3 capitais da região amazônica – Macapá (AP), Belém (PA) e São Luis (MA) -, os conflitos socio-econômicos e ambientais, a importância das tradições culturais e dos recursos naturais e as singularidades dos fenômenos originados pelo encontro entre o rio Amazonas e o Oceano Atlântico.

Atualmente a coordenação geral do Programa está a cargo das doutoras Maria de Nazaré Bastos ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) e Lourdes Gonçalves Furtado ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ). O PEC tem na sua estrutura seis grupos temáticos: Dinâmica do Meio Físico Costeiro (coordenado pelo Dr. José Francisco Berrêdo -CCTE e Me Amílcar Carvalho Mendes - CCTE); Inventário, Dinâmica Biológica e História Evolutiva (Dra Cristina Senna - CCTE e Dra Maria de Nazaré Bastos - CBO); Dinâmica Sociocultural e Ambiental (Me Ivete Nascimento - CCH e Dra Maura Imázio da Silveira - CCH); Gestão Ambiental e Políticas Públicas (Dr. Leandro Valle Ferreira - CBO e Esp. Graça Santana - CCH); Formação e Capacitação de Recursos Humanos (Dra Maria Luiza Videira Marceliano - CZO) e Comunicação e Extensão (Me Joice Santos – SCS e Me Maria Emilia Cruz Salles – CCTE e CPA).

A Dra Maria Tereza Prost é a presidente do Conselho Científico do Programa, que também conta com os  doutores Marcus Pollette (UNIVALI), Mário Soares (UERJ), Pedro Walfir de Souza Filho (UFPA), Alberto Figueiredo (UFF), Marcondes Lima da Costa (UFPA), Oberdan Pereira (UFES), Bernard de Mérona (IRD/Guiana Francesa e Univ. de Lyon), Cristina Tenório (Museu Nacional/UFRJ), Sylvie Jéremie (arqueóloga, IRAP Guiana), Jean François Faure (IRD-Caiena) e Denise Machado Cardoso (UFPA/PPGCS).

Texto: Joice Santos

Serviço:

Workshop Interno do Programa de Estudos Costeiros – PEC/MPEG.
Data: 5 a 6/12/2011.
Local: Auditório Paulo Cavalcante/ Campus de Pesquisa