Nos dias de 16 a 18 de novembro será realizado no auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, um Workshop de Avaliação do Programa de Estudos Costeiros (PEC) do Museu Paraense Emílio Goeldi, cujo tema é "Homem, Ambientes e Desafios no Litoral Amazônico". O Programa realiza pesquisas socioambientais nos ecossistemas costeiros amazônicos, regiões de transição ecológica, com intensas trocas entre os ecossistemas terrestres e marinhos. Uma área que é sinônimo de dinâmica.

O PEC é composto dos seguintes grupos temáticos:Dinâmica do Meio Físico Costeiro; Inventário, dinâmica biológica e história evolutiva; Dinâmica Sóciocultural e Ambiental; Gestão Ambiental e Políticas Públicas; Formação e Capacitação de Recursos Humanos e Comunicação e Extensão. O evento pretende identificar os problemas e as oportunidades de pesquisa, buscando também a integração das diferentes disciplinas e áreas de atuação do programa.

Em cada um dos três dias de Workshop, a agenda de debates iniciará com conferências, ministradas pelos doutores Mário Soares, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (dia 16), Alberto Figueiredo - Universidade Federal Fluminense – UFF(dia 17) e Cristina Tenório - Museu Nacional(dia 18). Será uma reunião de trabalho envolvendo coordenação, pesquisadores, técnicos e bolsistas com o Conselho Científico do Programa de Estudos Costeiros. O primeiro dia será marcado pela apresentação de metas e trabalhos desenvolvidos pelos componentes temáticos do PEC. Já nos dois dias seguintes, começam as reuniões dos Grupos de Trabalho para avaliar o Programa, que tem como objetivo verificar o desempenho atual e a evolução do programa, pontos fortes e fracos, além de ameaças e oportunidades.

O evento encerra na quarta-feira, 18, com o fechamento das propostas discutidas pelos participantes e com a apresentação de um cronograma com todas as ações prioritárias de pesquisa para os próximos 24 meses.

Integração é a palavra-chave desse programa, que compartilha conhecimentos obtidos sobre sistemas naturais e a diversidade sociocultural da Amazônia Costeira e Marinha. Desde que foi criado em 1997, o Programa de Estudos Costeiros do Museu Goeldi tem como meta gerar subsídios para a gestão territorial, assim como, para o manejo dos recursos naturais e a formulação de políticas públicas para a área costeira da Amazônia.

Articulado pela geógrafa Maria Thereza Prost, da Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia (CCTE/MPEG), integrando pesquisadores de todas as áreas do Museu Goeldi, comunicadores e educadores, atualmente o PEC está sob a coordenação da botânica Maria de Nazaré Bastos (CBO/MPEG) e da antropóloga Lourdes G. Furtado, da Coordenação de Ciências Humanas (CCH/ MPEG), liderança científica em estudos com comunidades pescadoras.